domingo, 27 de setembro de 2009

Noite do Vinil - Divulgação



Na próxima quarta, 30/09/09, a partir das 22h, na Taberna Dom Tutti - Rua das Palmeiras, 13 - a Noite do Vinil mostrará o blues em todas as suas formas e estilos, destacando nomes como Muddy Waters, B.B. King, John Lee Hooker, Buddy Guy, Eric Clapton, Johnny Winter, John Mayall, Stevie Ray Vaughan, e muitos outros.

Sobre o blues:

O blues nasceu com o primeiro escravo negro na América. Da África os negros trouxeram sua expressão vocal - os hollers - gritos de entonações estranhas que cortavam os céus do Novo Mundo como uma espécie de sonar, explorando um território desconhecido. Enquanto o escravo mergulhava na cultura norte-americana, representada no plano musical pela tradição europeia - o grito pimal se alterava e sofria mutações. E se o blues teve um berço, é o Delta.

Ao ouvir falar no Delta, a maioria pensa no Delta do Mississipi, nas vizinhanças de nova Orleans. Errado: este foi o berço do jazz. O Delta a que os bluesmen se referem, como uma espécie de país místico, é o delta lamacento do rio Yazoo, que junta suas águas às do Mississipi, nas proximidades de Nicksburg, região de inundações bíblicas, onde camadas de lama vão se depositando a cada primavera.

O blues foi uma das principais fontes de todos os gêneros musicais americanos: jazz,soul, disco, rock'n roll, uma boa parte da música pop, da corrente folk urbana dos anos 60 e mesmo, de modo significativo, da música country em todos os seus derivados - western swing, bluegrass, rockabilly, etc.

Com o passar dos anos, o blues foi ganhando novas vertentes e facetas, sendo uma das principais, a fusão com a eletricidade do rock, no final dos anos 50. Um dos responsáveis por essa fusão foi Muddy Waters, que fazia um blues com muita guitarra, e uma levada mais eletrificada, e foi uma influência marcante para toda uma geração de músicos que se formaria nos anos 60, e que fizeram a história do rock.

Um comentário:

Mundo Animal. disse...

______????____☼______????
_____??__??__________??___??
____????___?(* " "*)?__??___????
___????_??__( ='o'=)__??__??_???
__??????___--( ,,)-(,,)- __??__??_???
??_?_?_?______☼_______?_?_?_??
??_?_?_________ _________?_?_??
??_?___Felizzzzzz Semana__?_??
???_________Mundo Animal _ ___???

Hola que tengas una buena semanaaaa saludos Chrissss