quarta-feira, 3 de junho de 2009

Noite do Vinil


A Noite do Vinil desta quarta-feira, dia 3 de junho, destaca a Folk Music, através de seus mais consagrados representantes: Bob Dylan e Simon and Garfunkel.
O vinil acontece na Taberna Dom Tutti na Rua das Palmeiras, 13, a partir das 22h.

MÚSICA FOLK

Este tipo de tem um significado específico quando se diz que pertence à música popular, pois ele é uma descendência cultural da música tradicional rural.A música tradicional folk é entendida especificamente como uma música folclórica rural que sobrevive melhor em zonas onde a sociedade ainda não foi afetada pela comunicação de massas e pela comercialização da cultura.

SIMON AND GARFUNKEL

Simon and Garfunkel formaram, provavelmente, a mais famosa dupla norte-americana de folk-rock dos anos 60, apresentando Paul Simon e Arthur ‘Art’ Garfunkel. Os dois se conheceram ainda no colégio, em 1953, quando interpretaram em uma encenação de Alice no País das Maravilhas (Simon como o Coelho Branco e Garfunkel como o Gato de Cheshire). Filhos da comunidade judaica do Brooklin, em Nova York, em 1957, formaram a dupla adolescente Tom and Jerry, e conseguiram um relativo sucesso com o hit “Hey Schoolgirl”. No início dos anos 60, a parceria momentaneamente se desfez, quando Paul Simon foi cursar a Faculdade de Letras, mas em 1963 voltaram a trabalhar juntos. Aproveitando a onda folk da época, lançaram pela gravadora Columbia um álbum acústico em 1964, que não teve repercussão. Reunia canções folk tradicionais como “Pretty Peggie-O”, spiritualls como “Go tell in the Mountain” e canções de Simon, como a conhecida “The Sound of Silence”,já com as belas e características harmonias vocais da dupla. Como venderam muito pouco, Paul Simon foi tentar a sorte no circuito folk inglês e ao retornar a América em 1965, encontrou “The Sound of Silence”, lançada em single, com acompanhamento de baixo, guitarra e bateria, no topo das paradas! A gravadora acrescentara estes instrumentos a gravação acústica de 1964 e transformou-o num clássico do folk-rock. Reencontrando-se com Garfunkel, Paul Simon entrou rapidamente em estúdio para gravar um novo álbum, desta vez com instrumentos elétricos e devidamente chamado The Sound of Silence.

BOB DYLAN

Robert Allen Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan, (Duluth, 24 de maio de 1941) é um cantor e compositor americano. Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus-russos, aos dez anos de idade Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Mineapólis em 1959, voltou-se para a folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantador folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em New York em 1961.
Dylan já lançou mais de 45 álbuns desde 1962, quando lançou seu primeiro disco, “Bob Dylan”, dedicado ao folk tradicional. Seu segundo álbum, “The Freewhellin’ Bob Dylan”(1963), contendo apenas canções de sua autoria, consagrou o músico com o hit “Blowin’ in the Wind”, que se tornou um hino do movimento dos direitos civis. Além desta, canções como “A hards-rain a gonna-fall”, “Masters Of War”, entre outras, tornaram-se clássicas como músicas de “protesto”, embora Dylan mais tarde recusasse o rótulo de “cantor de protesto”. Estas músicas, que entre outras compostas por ele, abordavam temas sociais e políticos numa linguagem poética, o tornaram um fenômeno entre os jovens artistas folk da época, levando-o ao estrelato folk, principalmente após sua participação no Newport Folk Festival de 1963, onde foi promovido pela “rainha” folk da época, a cantora Joan Baez. O sucesso do álbum “The Times They Are-A-Changing” (1964) apenas consolidou esta posição.
Bob Dylan fez parte do movimento Folk Pop dos anos 60 / 70 que é um folk contemporâneo.
O ritmo de música folk normalmente era usado para fazer trabalhos mais laborosos como remar, ou puxar peso, ou levantar uma vela num navio. Para distinguir música folk é mais pelos arranjos e estilo musical, normalmente mais simples, porém existe bandas como Clannad, ou The Pogues, ou nos anos 70 Steeleye Span, até Jethro Tull que baseou suas músicas com uma música Folk, usando instrumentos tradicionais e medievais etc.
Para tentar determinar música folk só pelo ritmo seria um pouco mais difícil, mas possível, porque existe tantos estilos, a música foi dedicado ao cotidiano daquela época, então a vida de um trabalhador de uma fábrica de algodão seria diferente de um ajudante de um fazendeiro, consequentemente os ritmos seriem diferentes.

Um comentário:

Tetê disse...

Marcinha...
deixando tristeza ir embora pra gente se encontrar!
bjuuu, querida!