quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Cafuné Pedagógico

Numa dessas noites quente de verão, reunidos com um grupo de amigos, discutindo sobre educação surgiu o seguinte questionamento: O computador poderá algum dia substituir o educador em sala de aula?
De acordo com o antropólogo e educador mineiro Tião Rocha a respeito do assunto, poderá haver aprendizagem; mas não educação. Porque educação pressupõe relação, havendo necessidade de envolvimento entre as pessoas, o que o computador não poderá oferecer.
O diferencial está nas relações entre as pessoas e essa relação deverá ser de construção.
A pedagogia da Roda utilizada por Tião Rocha, significa o lugar a ação, da reflexão, do ouvir e do aprendizado com o outro. Todos são educadores porque estão preocupados com a aprendizagem, sendo uma construção coletiva, e na roda se constrói consensos.
A Pedagogia do Abraço é o 'Cafuné Pedagógico', onde através do abraço e do afeto as pessoas se sentem mais confiantes e têm sua auto estima trabalhada. De acordo com o autor a escola é meio e a educação é fim. O sentido da educação é de ser uma prática humana, sendo possível ensinar nossas crianças de forma amorosa.

Um comentário:

Márcia Justiniano disse...

Parabéns amiga, você conseguiu, deveríamos usar o "Cafuné Pedagógico" em todas as situações e não somente na educação.Concorda?

Bjcs