quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ENLETRARTE

Evento dedicado à linguagem e à arte no IF Fluminense
O Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes do IF Fluminense, “Mediando linguagens, ‘entretecendo’ olhares”, acontece de 26 a 28 de agosto no campus Centro.


Exposição de Cerâmicas
O IV ENLETRATE, Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes do IF Fluminense, “Mediando linguagens, ‘entretecendo’ olhares”, começa amanhã e vai até o dia 28 de agosto com palestras, minicursos e exposições. A organização é da Coordenação de Linguagens e Códigos (COLINCO) que realiza o evento a cada dois anos, desde 2002. A expectativa é que pelo menos 300 pessoas participem do encontro.

O evento começa amanhã, às 09h, com minicursos, mas a abertura oficial será às 18h30, no Auditório Cristina Bastos do Campus Campos-Centro, com uma conferência da professora Ida Maria Santos Ferreira da UFF. Logo após, uma homenagem à professora Arlete Sendra, além de coquetel e noite de autógrafos.

Entre os temas a serem abordados durante o evento estão: “O professor como mediador de linguagens”, “Educação e linguagens visuais”, “O leitor como articulador de linguagens: literatura, pintura e cinema”, entre outros.

“O objetivo do encontro é oferecer aos professores e graduandos de Letras e Artes a possibilidade de refletir sobre os temas como educação, linguagens visuais, literatura e cinema trabalhando dois eixos: a pesquisa acadêmica e a experiência profissional para possibilitar aos graduandos novas experiências e aos professores troca de informação e reciclagem”, explica Silvia Lucia dos Santos Barreto, coordenadora da área de Linguagens e Códigos do IF Fluminense.



Exposição “Coisas que Nascem de Coisas”


O evento também vai contar com diferentes exposições de artes como a intitulada “Coisas que Nascem de Coisas”. Nessa exposição gavetas viram estantes, maçanetas viram castiçais, cadeiras comuns se transformam em cadeiras de balanço entre várias outras reutilizações.


A proposta da exposição é mostrar que o valor estético de materiais em desuso pode ser reutilizado através de novas funções. “Algumas peças foram encontradas em um depósito, peças com grande valor estético, e percebi a possibilidade de por em uso todo esse material. Convidei a amiga Márcia Christina Justiniano e desenvolvemos a exposição”, explica Márcia Rodrigues Rangel, responsável pelo trabalho.


Junto à exposição “Coisas que Nascem das Coisas”, que estará montada no Pilotis do IF Fluminense, outras três exposições estarão abertas ao público.


Entretecendo Olhares: congruência de diversas vertentes e linguagens artísticas como música, arquitetura, cinema, entre outras, com o objetivo de que o público tenha acesso às diversas possibilidades artísticas.


Fotografia: exposição do fotógrafo Diomarcelo Pessanha, onde ele trabalha com as possibilidades, tanto figurativa quanto abstrata, de se obter boas imagens.


Caminhos de Barro: projeto realizado pela UENF com comunidades de São Sebastião e Poço Gordo, na Baixada Campista, oriundas das olarias. A proposta é expor a vivência das olarias aplicadas à arte da cerâmica.

Nenhum comentário: