quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Exposição Sesc - Movimento Periférico


INAUGURAÇÃO HOJE - 12/08/09 19 horas
EXPOSIÇÃO GRANDES TELAS DO MOVIMENTO PERIFÉRICO

O projeto propõe mostrar o grafite como arte e a produção cultural das comunidades da periferia.
Estarão à mostra grandes telas de grafiteiros de diferentes comunidades carentes, que atuam também em projetos educacionais e em atividades ligadas à publicidade, cinema, moda, artes plásticas e ilustração.
A idéia central do grafite é criar uma linguagem alternativa para expressar pensamentos e tendências. Pensando nisso, foi criado o projeto Movimento Periférico. O objetivo foi o de promover uma reflexão sobre a produção cultural oriunda de comunidades populares e dos movimentos sociais para as grandes metrópoles.
A exposição mostra o resultado desse projeto, que existe desde 2007, com o objetivo de investigar e proporcionar conhecimento sobre a produção cultural das periferias.
Uma forma de comunicação.
Grafite é uma palavra derivada do italiano graffiti, que significa uma marca ou inscrição feita num muro. No Império Romano, a manifestação era usada para manifestar anseios políticos e artísticos. Mas foi em 1970, no bairro negro Bronx, em Nova York, que a arte ganhou projeção no mundo.
Os desenhos e frases pintados nos muros, geralmente, retratam temas como violência, contrastes sociais, paz e amor. Para algumas pessoas, a grafitagem é uma forma de vandalismo porque suja as paredes de prédios e polui visualmente a cidade. Entretanto, o grafite dispõe de lugares próprios para a pintura de forma legal e civilizada.


SESC Campos - Avenida Alberto Torres nº 397, Campos dos Goytacazes, RJ
(22) 2725-1210

2 comentários:

Mundo Animal. disse...

../’´’´’\
.//^ ^\\
(/(_♥_)\)_______¡HoLa!
._/”*”\_
(/_)^(_\)

ESPERO TERMINES MUY BIEN EL DIA. SALUDOS CHRISTIAN

Stefane disse...

Adorei essa exposição!

Bom te ver ontem!

Tem poema novo no meu blog que eu escrevi...lê lá!

bjocas