segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Conceito e Valor da Arte

Neste mundo encantador e maravilhoso que é o do Arte, nos propusemos de uma maneira simples tecer comentários, dar palpites, aprender, trocar e compartilhar idéias sem nenhum compromisso com conceitos ou técnicas academicistas.
Para iniciar nossa conversa estamos divulgando trechos de um bate papo muito legal com a arte educadora Vera Pletitsch (Polo Arte na Escola-UENF).

"... O conceito ARTE é muito amplo, atualmente é cada um por si que vai decedir se um determinado acontecimento ou objeto é artístico ou não, embora os museus, as galerias só irão apresentar como arte aquilo que os curadores decidirem ou julgarem como sendo objeto de arte....mas é lógico que quanto mais conhecimento sobre o assunto nós tivermos, maior a abertura para essa linguagem que é a ARTE, mais amplo será o nosso entendimento...quanto mais informação você tiver sobre essa linguagem mais refinada vai ficando a sua percepção ... numa sociedade tão racional e prática que a gente vive, se a ARTE não tivesse valor, ela já estaria extinta... mas é importante distinguir arte de diversão...um show musical pode ser arte também, mas tem um aspecto de diversão...vamos pensar em arte como algo que nos desperta a percepção de coisas que antes não havíamos percebido...O que a arte faz? Ela faz com que a gente refine a nossa maneira de perceber o mundo, torna a nossa percepção mais complexa, mais profunda e ampla...ela faz com que fiquemos mais atentos ao mundo...Os historiadores e filósofos dizem que a estética como acontecimento artístico está muito ligada a ética, elas não estão dissociadas.Quando você tem um sentimento estético ,você também tem ética, você está percebendo o mundo, então você age politicamente sobre ele. A gente quer um mundo bonito, um mundo bom, então quanto mais refinada a sua percepção de mundo mais ético você fica ...Este é o papel da ARTE."

2 comentários:

Stefane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stefane disse...

Que possamos aprender a cada dia a refinar a nossa percepção para que sejamos mais éticos e relevantes na sociedade, trazendo reflexão, gerando mudanças.