sábado, 7 de março de 2009

8 de março


Em 08 de março de 1857 em Nova York, um grupo de mulheres operárias das fábricas de vestuário e da indústria têxtil iniciam um protesto devido às más condições de trabalho e baixo salário, dando assim início a vários acontecimentos e eventos mundiais relacionados à luta das mulheres por respeito, valorização e igualdade, até os dias atuais.

Há um prenúncio de uma nova era, onde a figura feminina se destaca em vários países e setores da política mundial.

Uma das figuras de destaque em nossa Campos dos Goytacazes é Nina Arueira, (1916-1935) escritora, poetisa, jornalista e lider sindical. Aos cinco anos de idade já havia lido Victor Hugo; quando adolescente mostrava sua insatisfação com o tipo de sociedade vigente, estando a frente de seu tempo. Ganhou fama de articulista e crítica fervorosa, realizando conferências, onde criticava as relações trabalhistas, como também a igreja católica. Rompeu com barreiras alienantes, abriu caminhos no sentido de conscientizar o povo sobre a importância da luta contra a burguesia dominante. Seu senso de cidadania falava muito alto, sempre fiel a seus princípios e ideais. Escreveu o manifesto intitulado "A mocidade de minha terra".


Veja abaixo um dos seus mais belos poemas

“Encontrei meu amor no caminho do mundo...Abri minha alma inteira para lhe dar guarida.E pelo amor de amar o trouxe para a vida.Meu amor infinito é mais que um sentimento...É um espírito de luz no espírito de ânsiasQue tenho dentro de mim...É uma vida votada a um grande sonhoE acorrentada a uma grande e real ilusão!Meu amor infinitoNão pode ser de um só!E pelo amor de amarAmo a vida e os homensE os universos todos...Meu amor infinito,Por ser tão infinito,Não pode ser compreendido por um homem...Porque se amo a vida, e toda a vida,E as criaturas todas,Um ente só seria um quase nadaPara satisfação do meu amor...E por ser o infinito, meu amor é um céu,Que cerca todo o céu, e cerca toda a terra,E venturas e dores, tristezas e alegrias,E noites de procelas e luar, e interminíssimos dias...Só pelo amor de amar...”(Nina Arueira).

Um comentário:

Márcia Justiniano disse...

Marcinha
Como nosso mundo seria melhor se todos conhecessem o amor como a Nina, muito lindo seu post.

Abraço com muita energia positiva.
Força moça a vida é para ser vivida
e as dificuldades fazem parte.